Quando champanhe significa solidez
As marcas premium de champanhe se tornam, também, sinônimo de solidez nos investimentos. Explica-se: levantamento da inglesa Liv-ex, que acompanha os preços dos vinhos finos comercializados no mercado secundário, mostra que nestes últimos meses há uma preferência por investir em garrafas, digamos, de menor risco
Nesta lista, as garrafas de Dom Pérignon 2013 foram as mais negociadas nos últimos meses, seguidas pela Cristal 2015, Cristal 2008, Rare Millésime Rosé 2014 e Taittinger Comtes de Champagne 2012.
A explicação da Liv-ex é que a aversão ao risco está generalizada, o que leva o investidor de vinho a optar por marcas que, tradicionalmente, trazem bom retorno e liquidez. Um exemplo é que os índices Liv-ex 100 e Liv-ex 1000, que trazem os 100 e os 1000, respectivamente, rótulos mais comercializados no chamado mercado secundário (depois da venda das vinícolas) registram queda de 10% nos primeiros nove meses de 2023 em comparação com igual período do ano passado. Mesmo assim, os dois índices têm altas acumuladas superiores a 19% nos últimos cinco anos.
Saiba mais
www.decanter.com