O mais alto valor de uma vinícola chinesa
A maison de champanhe Moët & Chandon segue na liderança global em valor de marca, pela última pesquisa da Brand Finance, em seu relatório anual sobre as marcas de vinho mais valiosas. Mas a surpresa da pesquisa é o segundo lugar, conquistado pela vinícola chinesa Changyu
O produtor chinês avançou 33% em valor em 2022, chegando a US$ 1,2 bilhão. O valor da líder Moët & Chandon, por sua vez, caiu 10%, chegando a US$ 1,3 bilhão. Na avaliação da Brand Finance, o tamanho massivo e o crescimento do mercado chinês de vinhos são os fatores desta valorização.
No ranking, a Chandon ocupa a terceira posição em valor de marca, seguindo pela Veuve Clicquot, em quarto, e a Dom Pérignon, em quinto. Essas três maisons pertencem ao grupo LVMH, assim como a Moët & Chandon. A pesquisa também aponta o crescimento da australiana Penfolds como a marca de vinho que mais cresce este ano, com aumento de 48% em valor.
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