News

Giacomo Catacchini, Caviro

Com vasto conhecimento do mercado de alimentos e bebidas, Giacomo possui conexões com grandes players dos mercados norte e sul americanos, como importadores, compradores, distribuidores e outros atores desse vasto segmento

Giacomo Catacchini, Caviro

Giacomo esteve na Prowein 2023, ocasião em que conversamos com ele sobre a região onde se encontra o Caviro, produtor da linha de vinhos Antico Rosone.

Como é, para você, a região da Emilia Romagna?
“A Emilia Romagna é uma região de grande importância no contexto eno gastronômico da Itália. Diversos pratos tidos como tradicionais de distintas regiões italianas têm nela a sua origem. Clássicos como Tortellini, Lasagna, Ragu e Salsa Bolognesa, para mencionar alguns. É uma região menos famosa que a Toscana, a Liguria, a Lombardia ou o Piemonte, ainda menos procurada por turistas, que não fazem ideia da riqueza e da diversidade gastronômica e cultural desse incrível território. Mas esse cenário vem mudando.

Num passado distante, a Emilia Romagna já foi o lar de Etruscos e Gauleses e, nos tempos de Roma antiga, abrigou a Via Emília, a mais antiga estrada romana que se tem notícia, nos séculos que antecederam a era cristã. No século 5, Ravena foi a capital do Império Bizantino. Em 1088, na alta Idade Média, foi fundada a Universidade de Bolonha, que funciona até hoje e é considerada a mais antiga e prestigiada universidade em atividade do mundo.


À esquerda, Giacomo Catacchini; diretor de exportação da Caviro. Ao centro, Ari Carmignani, da Winebrands e, à direita, Frédérique Pacaut, diretor de exportação da vinícola francesa Les Jamelles, do Languedoc

A porção mais ao sul dessa região, onde se encontra o produtor Caviro, é especialmente importante para a produção de bons vinhos – principalmente da uva Sangiovese, que por sua grande adaptabilidade se tornou célebre em regiões como a Toscana, mas na Emilia Romagna são produzidos excelentes vinhos dessa versátil variedade. É formada pela união de duas outras regiões: a Emilia, onde se destacam províncias como Parma, Reggio, Modena, Ferrara e a parte ocidental da capital Bologna. Na outra parte, a Romagna, são mais famosas as cidades de Ravena, Rimini e a parte mais oriental de Bologna. Uma coisa que poucos sabem é que a Emilia Romagna concentra grande parte da produção mundial de carros e motocicletas de alto luxo. Marcas como Ferrari, Lamborghini, Maserati e Ducati tem suas indústrias lá instaladas. Por fim, posso acrescentar que é um lugar especial, onde os italianos demonstram entusiasticamente a sua alegria de viver, celebrando a vida em meio às tradições, a boa comida, bons vinhos, a arte e a natureza.”

Antico Rosone


Leia também