Riccitelli

Criador e criatura – Matias Riccitelli e o Riccitelli Kung Fu de Gualtallary

A região de Mendoza é rica em micro territórios com características singulares. As múltiplas condições onde se mesclam a altitude, o clima seco, os solos pobres e boa drenagem faz daquela área uma fronteira em contínua exploração

Criador e criatura – Matias Riccitelli e o Riccitelli Kung Fu de Gualtallary

Dentre elas, o Distrito de Gualtallary, situado no já famoso Valle de Uco, desponta como um terroir privilegiado, de onde saem vinhos cada vez melhores. Sua proximidade com a Cordilheira dos Andes, de apenas 30 km, submete os frutos a uma excepcional amplitude térmica – manhãs frescas, dias longos e quentes e noites frias, o que faz com que a maturação das uvas ocorra em ótimas condições.


Matias Riccitelli (acima), em sua última passagem por São Paulo, por ocasião da ProVinho 2023


Sobre o Distrito de Gualtallary, diz o premiado enólogo:
“Três principais fatores definem o caráter dessa região. O primeiro é o solo, formado no período Quaternário por erosões aluviais da grande cordilheira. Esse processou resultou em terrenos pobres, pedregosos e calcários e ótima drenagem. O segundo fator é sua orientação, com uma grande inclinação no sentido leste-oeste, o que permite rápido escoamento das águas da chuva e dissipação de geadas, sem que sejam afetadas as uvas. O terceiro fator é a sua proximidade com a cordilheira, que oferece excelente gradiente de temperatura e uma brisa fresca perfeita para o período de maturação, estendendo este ciclo, aumentando o equilíbrio natural de compostos químicos e fenólicos, condições que, em seu conjunto, permitem a produção de vinhos excepcionais, de grande frescor e perceptível mineralidade. Os vinhos dessa região têm notáveis peculiaridades em relação à outras micro regiões próximas, notadamente em textura e acidez, dando aos vinhos uma expressão aromática algo selvagem”


Gualtallary é, hoje, uma das principais áreas de atuação para Matias, que busca incansavelmente novas possibilidade dentro e fora do cada vez mais cobiçado distrito.

As variedades que mais se destacam na região são as uvas de médio ciclo, como Malbec, Cabernet Sauvignon, Semillón, Chardonnay, Pinot Noir e Merlot. Atrás da fama de seus vinhos cada vez melhores, a hotelaria e a gastronomia chegaram e a região cresce em opções de turismo e em sofisticação.

É nesse cenário que Matias produz o seu insólito Riccitelli Kung Fu Malbec, um vinho concebido para expressar o melhor que Gualtallary pode proporcionar. É um vinho natural, elaborado com a mínima intervenção, sem adição de sulfitos, sem filtragem e sem estabilização. As uvas são provenientes de vinhedos Gualtallary situados a 1400 metros de altitude, onde predomina o solo calcário. São vinhedos de manejo agro-ecológicos que não utilizam herbicidas ou quaisquer produtos sistêmicos. As uvas são colhidas manualmente e a vinificação é feita com 50% de cachos inteiros e 50% de cachos desengaçados, ou seja, com as uvas retiradas de suas hastes. O vinho fermenta em ovos de concreto e sem a adição de leveduras, obtendo assim uma extração mais delicada das uvas. Com 13,5% de álcool, tem potencial de guarda para oito anos e é o acompanhamento perfeito para cortes de carne vermelha para a grelha e o forno ou queijos maduros.

Riccitelli Kung Fu Malbec 2022

Leia também