News

Frescobaldi Perano Chianti Classico D.O.C.G. & Ravioli de Pinhão, Shiitake e Provolone ao Beurre Malbec

Estamos em plena estação do pinhão em Cunha e os simpáticos restaurantes locais preparam pratos saborosos com a famosa semente da árvore Araucária

Frescobaldi Perano Chianti Classico D.O.C.G. & Ravioli de Pinhão, Shiitake e Provolone ao Beurre Malbec

O pinhão já era utilizado como alimento pelos índios muito antes da chegada dos portugueses. Em termos nutricionais, é um alimento rico: contém Ômega 6 e 9, proteínas e sais minerais como potássio, fósforo, magnésio, enxofre e cálcio. Tem baixo teor de gordura, não tem glúten e é rico em fibras alimentares. É também calórico: cada 100g de pinhão cozido fornecem de 160 a 170 calorias.


No acolhedor Le Taverne, o chef Carlos Schuch Filho prepara um Ravioli de Pinhão, Shiitake e Provolone ao Beurre Malbec. O provolone, um queijo marcante, entra na receita com parcimônia, dando ao prato uma nota sutil e não oculta o discreto sabor do pinhão. O molho beurre é delicado e aveludado.


O prato, substancioso e bem servido, harmonizou muito bem com o FRESCOBALDI PERANO CHIANTI CLASSICO D.O.C.G. 2019, um clássico toscano elaborado com 90% de Sangiovese e 10% de Merlot. O vinho nasce nas colinas de Gaiole in Chianti, em vinhedos a 500 metros de altitude. Amadurecido durante 24 meses em barricas de carvalho, seu aroma envolvente é um conjunto formado por frutas vermelhas como cereja, um toque floral, uma sutil nota de balsâmico e especiarias. No paladar, frescor, taninos muito polidos, ótima intensidade e persistência. Um vinho sedutor, pronto para beber e que pode ser guardado por dez anos.

@latevernebistro
@chalesvinhasdaharmonia

Leia também