Enoturismo em destaque
O interesse crescente pelo eno-turismo pode ser visto como um dos poucos (se não o único) efeitos positivos do Covid. O turismo ao redor do vinho acontece em ambientes abertos e no qual é possível manter o distanciamento
Soma-se a isso, o fato de as vinícolas, em geral, terem paisagens bonitas e um produto especial (o vinho) para oferecer. Um exemplo desta importância é que a revista inglesa Decanter publica na edição de agosto um especial com as 50 melhores viagens de vinho.
Na avaliação da publicação, um passeio pelas vinícolas na Toscana é o melhor programa. Em segundo lugar estão sete das grandes maisons de champanhe; e em terceiro, vinícolas premium nas regiões do Napa Valley e de Sonoma, na califórnia. O roteiro destaca também lugares de enogastronomia, passeios e hospedagens, mas chama atenção a ausência de uma vinícola sul-americana na lista.
Ainda no enoturismo, vale lembrar que recentemente foi publicado a lista anual dos 50 melhores vinhedos para se visitar. A relação, batizada de World’s Best Vineyards, vem crescendo em repercussão a cada ano.
Saiba mais
Decanter