Sommelière brasileira é premiada na França
Neste ano, o guia Michelin, referência em gastronomia mundial, criou uma nova categoria para valorizar personalidades pela sua transmissão de conhecimento, em geral com foco na eco-sustentabilidade
![Sommelière brasileira é premiada na França](https://www.winenot.com.br/wp-content/uploads/2023/08/img_5746-scaled-1.jpg)
E a paulistana Gabriela Benicio, responsável pelos vinhos do restaurante Äponem, em Vailhan, no sul da França, foi premiada como a melhor sommelière.
O foco de Gaby Benício, como ela é chamada, são os chamados vinhos vivos e biodinâmicos, com maior destaque para os pequenos produtores. Desde 2015, ela e a chef Amélie Darvas desenvolveram um projeto baseado em valores de sustentabilidade a partir do restaurante Äponem (o nome significa felicidade, em pataxó). A casa abre apenas nos finais de semana e as funcionárias (são todas mulheres) recebem o mesmo salário. O menu valoriza os ingredientes orgânicos – Gaby, por exemplo, cuida de sete hortas durante a semana.
Além da preocupação sustentável, Gaby Benício vem se destacando na cena gastronômica francesa pela maneira como lida com os vinhos. Um exemplo é que ela descreve à bebida a comparando com emoções e não com os adjetivos sobre aromas e sabores.
Saiba mais
www.lefigaro.fr